Buscar

Conheça os tipos de vidro. Atenção aos especiais!


Em um ambiente de tantas opções e especificações técnicas, torna-se difícil escolher de forma segura e eficaz qual o vidro que melhor se adequa ao seu projeto. Então, vamos mostrar para vocês os vidros mais utilizados no mercado e suas respectivas caracteríscas.


Vidro comum ou float

Este vidro é totalmente transparente e destinado para aplicações que exijam perfeita visibilidade e alta transmissão de luz para o ambiente. A partir dele, através de tratamentos térmicos e composições formam-se todos os demais tipos de vidro.


Vidros de segurança:


Vidro temperado


O que é

Esse vidro é resultado do processo de tratamento térmico (aquecido e resfriado rapidamente) do vidro comum o que o torna até 5 vezes mais resistente.


Característica

Como possui maior resistência, pode ser utilizado em instalações que dispensam uso de perfis de alumínio em suas extremidades, aumentando a área de vidro na esquadria.

Apresenta extremidades sensíveis devido ao tratamento térmico, não podendo receber choques em suas arestas. São muito utilizados em boxes de banheiro, vitrines, portas e janelas.


Segurança

Em caso de quebra, ele se estilhaça em pequenos fragmentos, isso traz mais segurança ao usuário.


Vidro laminado


Oque é

Este vidro é composto por pelo menos duas lâminas de vidro ligados sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB).


Característica

Atua na redução dos raios ultravioleta (inclusive o vidro incolor) e, com isso, protege móveis, pisos e roupas do desbotamento causado pelos raios UV, e promove um maior conforto acústico.


Segurança

Em caso de quebra, seus cacos ficam presos à camada intermediária, evitando a abertura do vão, reduzindo o risco de acidentes e ferimentos . São muitos utilizados em sacadas, varandas e coberturas.


Vidros Especiais:


Vidro impresso


O que é

São vidros translúcidos, incolores ou coloridos capazes de dispersar a luz e os raios solares, mantendo a privacidade dos ambientes sem perder a luminosidade.


Características

Costumam ser utilizados como instrumento decorativo possuindo variedade de texturas, cores e espessuras. Vale lembrar que eles também podem ser temperados ou laminados. Sâo utilziados em portas, janelas, divisórias e como elemento decorativo.


Vidro de controle solar


O que é

São vidros que possuem performances diferenciadas para controle solar em relação à transmissão e à reflexão de luz e calor, além de baixos coeficientes de sombreamento e significativa redução da passa­gem de calor por radiação solar para o interior do ambiente.


Características

Proporcionam isolamento tér­mico, agem como barreira contra os raios ultravioleta (UV), reduzem o consumo de energia elétrica pela diminuição do uso do ar-condicionado, controlam a luminosidade incidente no vidro e racionalizam o uso da luz elétrica proporcionando conforto ao usuário. São utilizados em sacadas, coberturas e divisórias.


Vidro insulado


O que é

Também conhecido com vidro duplo, alia vantagens técnicas e estéticas de, ao menos, dois tipos de vidros. Possui entre os vidros uma camada interna de ar que evita a troca gasosa e uma camada de dupla selagem, que garante a estabilidade do material. Dentro do conjunto, é colocada a sílica, que tem função hidrossecante, impedindo que o vidro fique embaçado.


Características

Ele é a melhor opção para o bloqueio do calor e redução de barulhos externos, sendo bastante utilizado em estúdios musicais, casas próximas ao mar, saunas e hotéis.


Vidro serigrafado

O vidro serigrafado, é um material que recebe desenhos ou cores por meio de telas de silkscreen com uma tinta especial, cujo conteúdo é fixado no vidro em altíssimas temperaturas – gerando, basicamente, um processo de pintura e têmpera.


Características

Além de ser uma bela peça decorativa, este material se torna resistente a riscos e proporciona privacidade ao ambiente, sendo bastante utilizado em banheiros e divisórias.

Referencias: ABNT NBR 14698, ABNT NBR 14697, ABNT NBR 16673, Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, Viminas.-2

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo