Buscar

Como limpar minhas esquadrias de alumínio?


A grande vantagem das esquadrias de alumínio é o fato delas serem capazes de aliar design, durabilidade e resistência.


A sua manutenção costuma ser simples e, evitando que a sujeira se acumule em seus cantinhos e frestas será possível mantê-las novas por muito tempo.


As esquadrias, de forma geral, tendem a acumular sujeira pelo fato de estarem sempre em contato direto com o exterior e com a mão de diversos usuários, ficando expostas a diversos tipos de impurezas.


Para conseguir mantê-las sempre bem limpas e conservadas, dê uma olhada nas dicas que preparamos para você:


Não tem segredo! De acordo com a norma Brasileira de esquadrias, o ideal é a utilização de uma solução de detergente ou um limpador especial de alumínio. Uma boa solução pode ser feita com detergente neutro. Adicione um quarto do copo medidor do detergente a um balde com água morna.


Lembrando que, a periodicidade ideal da limpeza deve ser a cada 3 meses em zonas urbanas ou rurais.

Para áreas externas

Utilize água corrente (com mangueira ou balde), isso vai ajudar a retirar as impurezas superficiais, facilitando o trabalho. E, em seguida, passe pano úmido com a solução limpadora.


Para áreas internas

Utilize pano úmido com a solução limpadora pela superfície da esquadria.

O que não utilizar

· Esponjas de aço ou materiais abrasivos que podem desgastar ou arranhar o alumínio.

· Produtos ácidos ou alcalinos, sua aplicação pode manchar ou mudar a tonalidade da cor do material e objetos cortante ou perfurantes para auxiliar na limpeza de cantos de difícil acesso, opte por um picel com cerdas macias.

· Produtos derivados do petróleo como thinner e vaselina. O uso desses produtos pode trazer um brilho imediato, no entanto, no longo prazo acabam desgastando a pintura e ressecando as borrachas comprometendo sua vedação.

Cuidado especial:

As janelas e portas de correr exigem que seus trilhos inferiores sejam constantemente limpos, para se evitar o acúmulo de poeira, que com o passar do tempo, vão se transformando em crostas de difícil remoção, ao mesmo tempo em que compromete o desempenho dos rolamentos exigindo sua troca precoce.

Referencias: ABNT NBR 12609, ABNT NBR 14125, ABNT NBR 10821-5 -2

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo